As secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde promoveram, no sábado (23) e no domingo (24), uma atividade de conscientização da importância da prevenção da gravidez na adolescência. As ações ocorreram em duas feiras de Contagem e contaram com a presença de integrantes de núcleos do Projeto Fica Vivo, conselheiros tutelares e funcionários das secretarias envolvidas. Na oportunidade, foram distribuídos preservativos e orientações sobre métodos contraceptivos e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, a política social sem integração e um trabalho em rede não dá resultado. Este foi o sentido dessa ação: unir os três órgãos e sensibilizar a sociedade e os adolescentes que possam se prevenir e deixar a maternidade para uma fase mais adulta. “A prevenção da gravidez na adolescência não é um assunto só da família, é também um assunto de toda sociedade e do poder público”, destaca a secretária.
A prevenção da gravidez nessa etapa da vida deve envolver ações e intervenções no âmbito familiar do adolescente, considerando ainda a perspectiva dos seus territórios de vivência e as ofertas existentes em torno de serviços, ações e programas. Nesse sentido, a atuação das várias políticas públicas na promoção de ações de prevenção é necessária sobretudo quando considerados os diferentes contextos em que a gravidez ocorre na adolescência. Em razão da fase da vida desses jovens, a escola torna-se um espaço importante para a promoção de ações de informação e prevenção, pois é onde os adolescentes passam boa parte do tempo.
Segundo a articuladora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, Kátia Ribeiro, muitas dúvidas dos alunos ainda são esclarecidas em sala de aula. "Essa caminhada é uma chamada inicial para abordamos esse tema, incentivar essa prevenção e conscientização dos adolescentes. Falar de prevenção e conscientização para os adolescentes torna-se mais uma ação de ouvir, dialogar e interagir de modo a contribuir na construção do seu próprio conhecimento”, diz.
Em 3 de janeiro deste ano, foi sancionada a Lei nº 13.798, que inclui, no Estatuto da Criança e do Adolescente, o art.8º A, instituindo a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, por meio de atividades voltadas primordialmente ao público adolescente, realizadas anualmente em fevereiro.
Segundo a conselheira tutelar da regional Petrolândia, Simone Soares, o objetivo da caminhada foi conscientizar a comunidade de Contagem sobre a importância da prevenção da gravidez não planejada na adolescência. “Nós, conselheiros tutelares, devemos zelar pelos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes com intuito de diminuir as violações de direitos, seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, e em razão de sua conduta, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente”, reforça Simone Soares.